Virada Cultural comemora aniversário da ‘Raízes de Aruanda’
Das 8h deste sábado (30), até as 8h de domingo (31), vai acontecer a Virada Cultural 2022. O evento realizado pela Associação de Capoeira Raízes de Aruanda (Acra), com sede no bairro Sol Y Mar, é comemorativo dos 23 anos da instituição.
A Secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Zoraia Braz, ressalta que a capoeira é mais do que uma expressão cultural, por ter fundamental importância na resistência e preservação da cultura afro-brasileira.
“A nossa história de resistência tem vários elementos e a capoeira é um deles, assim como o candomblé e a umbanda. Ela não é somente um elemento de defesa. Ela é arte, dança e uma grande contribuição para a nossa cultura, por isso tem o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade”, disse.
O mestre de capoeira Manoel da Cruz Vieira (o popular “Dengo”), que estará comemorando também seus 50 anos de capoeira, lembra que, em 2014, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reconheceu a roda de capoeira como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade. Ele é fundador e coordenador da Raízes de Aruanda.
“Serão 24 horas de vários encontros, várias atividades em celebração de uma expressão cultural e luta afro-brasileira. Além de ser uma luta, a capoeira é arte, música e cultura popular. Todos nós somos agentes propiciadores de práticas interativas que estimulam a ressignificação do cotidiano, transformando o contexto em novas experiências”, destaca.
A Associação de Capoeira Raízes de Aruanda está localizada na Rua Azeviche, 2.020, Sol Y Mar.