Solar dos Mellos abre 21ª Semana Nacional de Museus na segunda-feira
O Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram), que anualmente lança a Semana Nacional de Museus (SNM), divulgou a temática de sua 21ª edição: ‘Museus, sustentabilidade e bem-estar’. Uma programação especial para integrar o evento nacional foi preparada pelo Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, de 15 (segunda-feira) a 19 (sexta-feira) deste mês, das 10h às 17h. O destaque é a exposição ‘Bois Pintadinhos – Cultura, Tradição e Sustentabilidade’. Toda a programação é gratuita.
Programação:
15/05, às 10h – Abertura da exposição ‘Bois Pintadinhos – Cultura, Tradição e Sustentabilidade’;
16/05, das 9h às 11h – Visita Mediada – Apresentação do Museu, com informações históricas da casa, da família Mello, da cidade e da exposição ‘Bois Pintadinhos – Cultura, Tradição e Sustentabilidade’; Contação de História – “O Boi Pintadinho”, com a pedagoga Tia Rô, alunos da EM Almir Francisco Lapa (3º ano);
17/05, das 9h às 11h – Visitação de alunos das escolas públicas ao Centro Cultural do Legislativo – Projeto Lugares de Memória especial da 21ª SNM;
18/05, das 9h às 11h – Visita Mediada – Apresentação do Museu, com informações históricas da casa, da família Mello, da cidade e da exposição ‘Bois Pintadinhos – Cultura, Tradição e Sustentabilidade’, direcionada ao público escolar; Contação de História – “O Boi Pintadinho”, com a pedagoga Tia Rô, alunos da EM Almir Francisco Lapa (3º ano); Aulão de Capoeira (pátio do Museu), com mestre Kiko;
19/05, das 19h às 21h – Exibição do curta-metragem ‘O Canto do Rio’, dirigido por André Pacheco, Paulo José da Silva e Rafael Costa, com posterior formação de roda de conversa.
A abertura do evento será na segunda-feira (15), às 10h, com a vernissage da exposição ‘Bois Pintadinhos – Cultura, Tradição e Sustentabilidade’. Serão exibidas peças desta importante manifestação popular do município, que acontece espontaneamente no período de Carnaval.
De acordo com os curadores, os bois pintadinhos se incluem nos conceitos de sustentabilidade e de bem-estar. Esta manifestação, que representa a diversidade cultural, promove o bem-viver das pessoas e a inclusão social durante sua trajetória de Folguedos. Além disso, são utilizados materiais reciclados em sua confecção artística pelas comunidades locais. Atualmente, alguns grupos aderiram a inovações tecnológicas na produção do boi.
“É um prazer muito grande receber esta exposição que é para todos. É para mostrar um pouco da nossa história e raiz para as crianças das escolas e para os turistas especialmente. É buscar em nossa ancestralidade a compreensão de muito que a cultura popular de nossa cidade tem hoje”, diz o secretário de Cultura, Leandro Mussi.
A diretora do Solar dos Mellos, historiadora e pesquisadora sobre a cultura regional e popular, Patrícia Barboza, que se voltou sobre os bois pintadinhos, diz que a história destes bois em Macaé já tem mais de cem anos e que sua manifestação durante o Carnaval só acontece em nossa região.
“O boi é um símbolo de força em várias regiões de nosso país. Ele chega em Macaé vindo de Campos de Goytacazes-RJ e do Espírito Santo e em cada lugar vai se modificando. É uma cultura popular, de comunidade e tradição. Vamos destacar o boi Suave Veneno, que passou de avô para pai, para filho e, assim, sucessivamente para os netos e adquiriu muitas vitórias na avenida. Encontrei no bar do senhor Preto, no bairro Nova Holanda, um carinho pelo boi que nos dá a certeza que esta história não irá morrer em Macaé”, salienta.
A proposta da Semana Nacional de Museus é promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade. A temática apoia saúde e bem-estar global, ação climática e vida na Terra, três dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
O Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé está localizado na rua Conde de Araruama, 248, no Centro da cidade. O espaço da Secretaria de Cultura de Macaé, com entrada e eventos gratuitos, fica aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O telefone para mais informações é o (22) 2759-5049.