Mostra de final de ano de alunos da EMART. Macaé/RJ. Data: 12/12/2022. Foto: Rui Porto Filho

Talento, emoção e uma explosão de sentimentos. Assim pode ser definida a mostra dos trabalhos da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), iniciada nesta segunda-feira (12). A mostra, que se estende até a próxima sexta-feira (16), conta com a culminância dos trabalhos desenvolvidos nas aulas de teatro, música (instrumento e canto) e pintura por cerca de 400  alunos dos cursos livre e técnico.

Nesta segunda-feira (12) começaram as apresentações dos alunos do curso livre de teatro, no auditório Eusébio de Mello – do Centro Macaé de Cultura. Com muita sensibilidade, os alunos das turmas infantis (até 11 anos) se destacaram.

Já os adolescentes (12 a 16 anos) apresentaram poemas escolhidos e ensaiados por eles junto às professoras Cássia Gomes e Miliane Bodnarasec. Para familiares e apreciadores do teatro, tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho realizado no decorrer do ano letivo. Os jovens escolheram trechos do livro Poesia Marginal, também chamada de Geração Mimeógrafo, com autores que enfatizam na nova forma de divulgação da arte e da cultura brasileira, como Chacal, Ana Cristina César, Paulo Leminski, Cacazo e Francisco Alvim.

A apresentação arrancou aplausos e encheu os participantes de orgulho. Entre eles estava Elena Nascimento Luz, de 14 anos, que estuda no Colégio Municipal Botafogo. “Estou feliz demais. Faço teatro livre há dois anos e minha amiga, mãe e irmã vieram nos assistir. Quero me profissionalizar como atriz”, destaca.  

Satisfeita, a mãe Elizete Nascimento pontua que o curso está de parabéns. “É gratificante ver tudo isso acontecendo. Todos estão de parabéns”, conta. *

A proposta da Secretaria de Cultura é ampliar o número de vagas para a EMART e todos os outros projetos que promovem o resgate da identidade e da arte de Macaé.“No próximo ano, vamos ampliar a programação de eventos e projetos dedicados a potencializar os trabalhos dos nossos fazedores de Cultura de Macaé”, destacou o Secretário de Cultura, Leandro Mussi.

Para a diretora da  Emart, Sheila Juvêncio, a mostra destaca a importância que a arte está viva. “A escola está funcionando. Muitos ficam conhecendo nosso trabalho. Este é o momento dos alunos mostrarem o que foi aprendido. Estamos conseguindo resgatar o interesse pela arte, proporcionar a profissionalização e a formação de plateia”, pontua.

A Escola foi criada em 2003 e regulamentada no ano seguinte, sendo incluída no Cadastro Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação (CNCT). Depois do Curso Técnico em Artes Cênicas, foi aberto o Conservatório Macaé de Música, que passou a ser chamado de Curso de Música.

Atualmente, são oferecidos ainda: Curso Livre de Teatro para Adolescentes, Curso Livre de Teatro para Adultos, Curso Técnico Profissionalizante em Interpretação Musical com habilitação em Instrumento ou Canto; Coro de Câmara, Curso Livre de Musicalização Infantil, Curso Básico de Música, Curso Livre de Pintura, Curso Livre de Desenho e o Coral da Cidade de Macaé.

Programação

A mostra segue nesta quarta-feira (14), com apresentações no Centro Cultural Rinha das Artes. Às 15h haverá apresentação da Orquestra Popular de Macaé. Já às 18h será a vez dos alunos dos cursos livre e técnico de canto e instrumento musical. Na quinta-feira (15), a programação irá se repetir com novas turmas, às 15h e 18h. A novidade é que a partir das 18h o Coral da Cidade de Macaé também irá se apresentar.

No mesmo horário, a partir das 18h, vai acontecer a exposição “Os bastidores da montagem: as peripécias do gato Onofre”, do curso livre em teatro de mamulengo. E, às 20h, serão apresentadas “A cidade rachada: do balcão à maré” e “Aquele que diz sim, outro que diz não”. Na sexta-feira (16), às 19h, serão realizadas as mostras “Vozes Entretom” e, às 20h, “Personagens de mim”.

O Centro Macaé de Cultura está localizado na Avenida Rui Barbosa, 780, Centro da cidade. Já a Rinha das Artes funciona na Rua Dr. Júlio Olivier, 633, Centro.

You may also like

More in Notícias

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *