“Lê para Mim?”: projeto com artistas estimula a leitura pelas crianças
O privilégio de ouvir a leitura de um livro contada pelo dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus. Foi com essa surpresa que os alunos do Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna (Virgem Santa) receberam a abertura do projeto “Lê para Mim?” que chega a Macaé com objetivo de ampliar o gosto da criançada pelos livros. Até o fim da semana, outras quatro escolas municipais serão palco da iniciativa realizada pelo Ministério da Cultura e Associação Cultural Somar Ideias.
“Cuidado para não explodir”, de Paulo Furtado, foi o livro escolhido por Carlinho de Jesus para encantar as crianças e fazer uma reflexão sobre o controle das emoções, principalmente a raiva. “Voltar a Macaé é sempre um prazer. Gosto muito da cidade e a finalidade de hoje é muito importante. Estou lisonjeado com o convite do projeto que tem a proposta de acender essa chama na mente das crianças, despertando o interesse pelos livros que são ferramentas que impulsionam sonhos”, afirmou o artista.
A tarde contou ainda com as leituras da atriz e idealizadora do projeto, Sônia de Paula, além da escritora macaense, Mariucha Corrêa. O produtor Marcelo Aouila destacou que Macaé é a primeira cidade fora das capitais a receber o projeto, criado em 2010 e que conta com o patrocínio da Nova Transportadora do Sudeste S/A (NTS). “Para nós está sendo o paraíso estar aqui essa semana. A gente gosta de estar dentro das escolas públicas, ampliando o acesso de crianças que talvez não teriam oportunidade de estar em contato com um artista, ainda mais dessa forma tão especial. A criança aprende pelo exemplo, por isso a ideia de trazer personalidades conhecidas para mostrar que ler é bom”, declarou.
A tarde repleta de imaginação foi comemorada pelos alunos. “Foi muito legal e interessante, eu gostei muito. Não conhecia nenhum dos livros que foram lidos e adorei todos eles”, afirmou Sofia Pereira Santos, 8 anos, estudante do 3º ano.
As apresentações do “Lê para Mim” continuam até a sexta-feira (16), passando por mais quatro escolas municipais, com a seguinte programação:
13 de junho
10h – Felícia Célia Lima (Atriz) e Sônia de Paula (Atriz)
14h- Hélder Santana (Publicitário e Ator) e Marcelo Aouila (Escritor)
Local: Colégio estadual Municipalizado Ana Maria Bacellar Leite e Santos – Imboassica
14 de junho
10h- Paulo Mathias Jr (Ator) e Sara Freitas (Atriz)
14h- Kinnie (Cantora) e Marcelo Aouila (Escritor)
Local: Escola Estadual Municipalizada Santa Maria – Horto
15 de junho
14h- Simone Kalil (Atriz) e Marcelo Aouila (Escritor)
Local: Colégio Professora Elza Ibrahim- Ajuda de Baixo
16 de junho
10h- Carine Passos (Cientista Social) e Marcelo Aouila (Escritor)
14h- Aldebaran Bastos (Ator) e Marcelo Aouila (Escritor)
Local: Escola Estadual Municipalizada Maria Magdala Agostinho Cipriani – Estrada do Imburo.