V Conferência de Cultura será aberta nesta sexta-feira
‘Democracia e Direito à Cultura’ é o tema da V Conferência Municipal de Cultura que será aberta nesta sexta-feira (15), às 17h, no auditório Cláudio Ulpiano, Cidade Universitária. O fórum entre gestores e agentes culturais se estenderá até sábado (16), das 8h até a finalização da votação das propostas apresentadas pelos grupos de discussão, que começará às 19h. O evento, uma etapa preparatória para a V Conferência Estadual de Cultura, conta com 271 inscritos com direito a voz e voto.
No encontro serão debatidos temas de interesse local e propostas para e IV Conferência Nacional. O Regimento Interno da V Conferência Municipal de Cultura de Macaé, publicado em 25 de agosto, está disponível no Diário Oficial de Macaé. Sua aprovação acontecerá logo após a abertura da conferência. Em seguida, das 20h30 às 21h30, Eduardo Nascimento ministrará uma palestra sobre o Sistema Nacional de Cultura. Ele representará o Ministério da Cultura no Rio de Janeiro (Minc-RJ) e a secretária Nacional dos Comitês de Cultura, Roberta Martins.
Além de seu caráter mobilizador, propositivo e eletivo, o encontro divulgará artistas locais e alunos da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart). Fora a Secretaria de Cultura, o Conselho Municipal de Políticas Culturais atua para a promoção do evento.
Programação
Sexta-feira (15): Às 18h, credenciamento presencial por meio de formulário; às 18h30, abertura com o Hino de Macaé e o Hino Nacional Brasileiro, interpretado pela aluna de Canto do Curso Técnico da Emart, Josie Schuenck, acompanhada ao piano pelo professor Leonardo Passos. Após os hinos, alunos de Canto dos cursos Básico e Técnico do professor Jardel Maia se apresentam: Manon Ribeiro, Jô Souza, Gabriel Ayres, Josie Shuenck e Jones Rodrigues.
Em seguida, o grupo Vozes Entretom, de Jardel Maia, apresentará ‘Va, Pensiero – Coro dos Escravos Hebreus’, da ópera Nabucco, de Giuseppe Verdi, e ‘You’ll Never Walk Alone’, do Musical Carousel, de Richard Rodgers e Oscar Hammerstein. Encerrando as apresentações culturais da noite, alunos formandos do Curso Técnico de Teatro realizarão a performance ‘Múltiplos de Zero’, sob a direção de Cláudia Byspo, também diretora da Emart.
Às 19h30, inicia-se a abertura oficial, com a presença do Prefeito Welberth Rezende, do secretário Municipal de Cultura, Leandro Mussi; da presidente da Comissão da V Conferência Municipal de Cultura, Conceição de Maria Rosa; do presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Macaé, Rubens Gonçalves Almeida Pereira, do representante do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro (Minc-RJ), Eduardo Nascimento, do presidente da Conferência Estadual e de representante da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Na abertura, será apresentada a Comissão Organizadora e aprovado o Regimento Interno. Das 20h30 às 21h30, haverá palestra sobre o Sistema Nacional de Cultura, ministrada por Eduardo Nascimento.
16 (sábado): Às 8h, credenciamento presencial por meio de formulário (para os que não se credenciaram na sexta-feira); às 8h30, apresentação da Camerata de Violões da Emart, composta por alunos e professores, sob a regência do professor Roberto Fontes. Às 10h, leitura do Plano Municipal de Cultura de Macaé; às 13h, formação dos grupos de discussões. Às 14h, a Orquestra Popular de Macaé (OPM), formada por professores e alunos da escola municipal de artes, sob a regência do maestro Bruno Py, se apresenta; às 14h15, inicia-se a plenária para apresentação das teses dos grupos de discussão. Às 16h15, acontece a plenária para votação e consolidação das propostas, seguida, às 18h, da escolha dos delegados que representarão Macaé na V Conferência Estadual de Cultura. A partir das 19h, acontecerão as discussões e votações das propostas.