Sábado: prefeitura convoca população para o Dia D Nacional de Mobilização contra a Dengue
Com ações de orientação, controle e combate ao mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Macaé por meio da Gerência de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado (14) o Dia D Nacional de Mobilização contra a Dengue. A iniciativa do Ministério da Saúde visa unir os Governos Federal, Estadual e Municipal, diversos órgão da saúde e a população para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito transmissor da dengue.
Em Macaé, a Secretaria de Saúde irá reunir seus diversos órgãos como a Secretaria Adjunta de Atenção Básica, Gerência da Vigilância Ambiental, Gerência de Vigilância Epidemiológica e Gerência em Saúde, que estarão fazendo o trabalho de orientação e abordagem aos munícipes nos bairros Aroeira, Lagomar, Parque Aeroporto e no Calçadão da Avenida Rui Barbosa, a partir das 8h30.
O gerente de Vigilância Ambiental, Luan Campos, lembra que com a chegada do verão, período de altas temperaturas e chuvas mais frequentes, e consequentemente o aumento da proliferação do Aedes. “É importante ficar atento e retirar qualquer objeto que possa acumular água e se transformar em criadouro do mosquito. Com pequenos gestos podemos prevenir uma possível epidemia”, frisou.
A ação deste sábado também tem como objetivo reforçar a Campanha dos 10 minutos contra a Dengue. A estratégia é evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue e outras doenças como febre chikungunya e zika. São medidas simples que o morador deve fazer semanalmente em sua residência para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
De acordo com dados da Gerência da Vigilância Ambiental, cerca de 80% dos focos do mosquito estão dentro dos imóveis. É fundamental manter caixas d ‘água, galões, tonéis, poços e tambores bem fechados, ralos limpos e com tela, garrafas vazias e baldes com a boca para baixo, pratos de vasos de planta com areia até a borda, entre outros.
Além disso, o Dia D contra a Dengue irá trabalhar na orientação sobre os sintomas das doenças, para que a população fique atenta à dengue, zika e chikungunya, visando um diagnóstico precoce. Ao identificar sinais como manchas vermelhas no corpo, febre, dores de cabeça e dores atrás dos olhos a população deve procurar uma unidade de saúde.
Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Gerência de Vigilância Ambiental, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga, 425, Centro de Macaé, ou através do e-mail cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, pelo Disque Dengue (0800-022-6461), com ligação gratuita, e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.