Réveillon em Macaé terá shows de Roupa Nova e Pixote, queima de fogos e esquema especial de serviços
Macaé se prepara para uma das maiores viradas de ano de sua história. O Réveillon 2026 contará com grandes shows nacionais, queima de fogos no mar e uma ampla operação integrada envolvendo segurança, mobilidade, saúde, assistência social e limpeza urbana. A expectativa é receber milhares de moradores e visitantes, consolidando o município como um dos principais destinos do litoral fluminense para a virada do ano.
As comemorações terão como principais palcos a Praia dos Cavaleiros, a Praia da Barra e o distrito do Sana, reunindo música, estrutura especial de serviços e um espetáculo pirotécnico planejado para marcar a chegada de 2026.
Shows da virada
A programação principal será comandada por dois grandes nomes da música brasileira. Na Praia dos Cavaleiros, quem sobe ao palco é a banda Roupa Nova. Já na Praia da Barra, a festa fica por conta do grupo Pixote.
Na região serrana, o Sana também terá programação especial. A partir das 21h, se apresenta Tati Veras, seguida do show de Jeferson Danilo, às 23h30, no espaço CriaSana.
Os shows da virada têm previsão de término às 2h da manhã do dia 1º de janeiro. Antes das atrações principais, o público contará com shows de abertura: Érica Carvalho, nos Cavaleiros, e Sarah Freitas, na Barra. No dia 1º de janeiro, a Praia dos Cavaleiros recebe ainda o projeto “Som do Verão”, com show de Sandro Martins, a partir das 19h.
Queima de fogos no mar
O Réveillon em Macaé será marcado por um grande espetáculo pirotécnico, com queima de fogos realizada a partir de balsas posicionadas no alto-mar. Serão três balsas nos Cavaleiros e uma na Barra, cada uma com duas toneladas de fogos, totalizando oito toneladas.
O show terá duração aproximada de 12 minutos, com dezenas de efeitos especiais e figuras florais no céu, incluindo efeitos inéditos. Nesta edição, haverá redução de cerca de 20% no nível de ruído em relação ao ano anterior.
Grandes atrações nacionais
Com mais de 40 anos de carreira, o Roupa Nova promete emocionar o público com sucessos que atravessam gerações, como “Canção de Verão”, “Clarear”, “Dona”, “Volta pra Mim” e “Whisky a Go-Go”. Atualmente, o grupo é formado por Fábio Nestares, Cleberson Horsth, Ricardo Feghali, Kiko, Nando e Serginho Herval.
Já o Pixote, ícone do pagode nacional desde os anos 1990, leva à Praia da Barra hits como “Saudade”, “Insegurança”, “Fã de Carteirinha”, “Respeita Minha História” e “Nem de Graça”. O grupo é formado por Dodô, Thiaguinho e Tiola Chocolate.
Programação no Sana
Além dos shows da virada, o distrito do Sana também terá atrações nos dias que antecedem e sucedem o Réveillon. No dia 27 de dezembro, o espaço CriaSana recebe Thomas Manhães, às 21h. Já no dia 1º de janeiro, será a vez de Day e Marimba, às 20h30.
Cadastro para tendas
Quem pretende montar tendas nas praias para acompanhar os shows deverá se cadastrar até o dia 30 de dezembro na Coordenadoria de Posturas, no Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo). As tendas devem ter, no máximo, 3m x 3m, e a montagem será liberada a partir das 17h do dia 31.
Não será permitido o uso de churrasqueiras, fogos de artifício, recipientes de vidro e tochas. A fiscalização será realizada pela Guarda Municipal e fiscais de Posturas.
Inclusão, acessibilidade e assistência
O evento contará com área reservada para idosos e pessoas com deficiência no show do Roupa Nova, nos Cavaleiros, sujeita à lotação. Equipes da Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência e do Programa Cidade da Melhor Idade estarão no local para acolhimento do público.
O Conselho Tutelar atuará em regime de plantão para ocorrências envolvendo crianças e adolescentes. Equipes da Saúde também estarão distribuídas em postos volantes.
Operação especial de mobilidade
A Secretaria de Mobilidade Urbana preparou uma operação especial com cerca de 100 ônibus extras, totalizando aproximadamente 200 veículos em circulação. O Terminal Central funcionará durante toda a madrugada, garantindo a ligação entre os pontos de festa e os bairros. A região serrana contará com ônibus a cada uma hora durante a noite.
A operação de trânsito contará com 65 agentes, bloqueios, desvios e fiscalização reforçada nos Cavaleiros, Pecado, Barra, Sana e Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106).
No dia 31, a partir das 6h, haverá preservação de vagas de estacionamento na orla dos Cavaleiros entre os postos 1 e 2. A partir das 17h, o trecho será bloqueado, com desvio do tráfego pela Rua Winston Churchill. No bairro Pecado, a partir das 22h, haverá desvio do fluxo da Avenida José Passos de Souza Júnior para a Rua Guarujá.
Na Barra, haverá estreitamento de pista a partir das 21h, além de fiscalização de estacionamento irregular. O Sana também contará com operação especial desde as primeiras horas do dia para ordenamento viário, em conjunto com a Polícia Militar.
Saúde com atendimento reforçado
A Secretaria de Saúde montou um esquema especial com postos médicos e ambulâncias na Praia da Barra, Praia dos Cavaleiros e Sana. As estruturas começam a ser montadas nos dias 29 e 30 e seguem com atendimento intensificado no dia 31.
Na virada, os postos contarão com médicos, enfermeiros, técnicos, maqueiros, motoristas e viaturas básicas e avançadas, garantindo cobertura completa antes, durante e após a queima de fogos e os shows.
Limpeza urbana terá operação ampliada
A Secretaria de Serviços Públicos realizará uma operação especial de limpeza, com 460 colaboradores atuando nas orlas e áreas de maior circulação. A previsão é que todas as praias estejam limpas entre 8h e 9h da manhã do dia 1º.
A coleta de resíduos seguirá normalmente, com acréscimo de um roteiro extra às 16h. Durante todo o período, haverá equipes de plantão para manutenção e atendimentos emergenciais.
Segurança reforçada
A Secretaria de Ordem Pública reforçará a segurança com cerca de 100 guardas municipais e aproximadamente 15 viaturas operacionais, distribuídas estrategicamente pela orla dos Cavaleiros, Bar do Coco, Pecado, Lagoa e Sana, além de patrulhamento preventivo nos bairros.
A operação acontece em parceria com a Polícia Militar e a Polícia Civil. A orientação para moradores e visitantes é dar preferência ao transporte público, evitar excessos e aproveitar a programação com responsabilidade.

