Bairros de Macaé recebem o ‘Cevas Itinerante’
2 mins read

Bairros de Macaé recebem o ‘Cevas Itinerante’

Com objetivo de levar os serviços da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas) da Secretaria de Saúde aos bairros e localidades mais distantes da área central de Macaé, foi realizada nesta quarta-feira (07), em Itaparica e Santo Amaro, o “Cevas itinerante” e o mutirão de combate e controle do Aedes aegypti.

Aproximadamente 40 agentes de endemias percorreram os imóveis e terrenos das localidades fazendo o controle do aedes, roedores e caramujos africanos. Além disso, foi realizada a vacinação antirrábica para cães e gatos.

O coordenador da Cevas, Flávio Muniz, ressaltou que este tipo de ação reforça todo trabalho executado ao longo do ano pelos agentes. “Montamos uma grande equipe para que atuem de forma sistemática nestas localidades e desta forma possam orientar a população sobre os cuidados para combater o mosquito Aedes aegypti, pois o perigo da dengue, zika e chikungunya se dá durante todo ano. Outro fato importante é que 80% dos focos do inseto estão nas residências”, frisou.

Quem recebeu a equipe da Cevas nesta quarta foi o aposentado Luiz Espírito Santo. Ele, que tem uma horta com frutas, legumes e verduras para o seu consumo e venda, mantém o local sempre limpo. Na oportunidade a equipe da coordenadoria trocou a tela do tambor que o aposentado armazena água para irrigar a horta e fez a colocação de isca para o combate ao caramujo. “Deixo o tambor fechado, mas um reforço na proteção é bem-vindo”, disse.

O trabalho da equipe nas localidades consistiu, ainda, na aplicação de larvicida nos depósitos, eliminação de possíveis criadouros, pulverização com carro fumacê e colocação de iscas para roedores e caramujos.

O contato da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas) para denúncias ou solicitações é pelo e-mail cevas@macae.rj.gov.br ou Disque Dengue 0800 022 646. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Deixe um comentário