
Autora macaense é finalista do Prêmio Kindle Vozes Negras 2025
A escritora, roteirista e professora de História do Colégio de Aplicação de Macaé, Daiana de Souza, foi selecionada como uma das finalistas do Prêmio Kindle Vozes Negras 2025, promovido pela Amazon em parceria com o Grupo Companhia das Letras. Sua obra “Amiga com Piscina” conquistou os jurados ao narrar, de forma sensível e potente, a jornada de Leila, uma jovem negra em busca de identidade, liberdade e pertencimento.
O romance acompanha Leila, adolescente de 15 anos moradora do bairro Campo D’Oeste, em Macaé, que ingressa na escola técnica nos anos 2000. A amizade com Marina, uma garota branca e rica, abre portas e provoca reflexões sobre classe social, racismo estrutural, amadurecimento e sonhos. A narrativa traz à tona a força da amizade feminina, as descobertas da adolescência e as experiências de mulheres negras.
Sobre a autora
Daiana escreve desde 2010, quando venceu o concurso “Macaé: Histórias para Contar”, promovido pela Funemac. É professora, roteirista e apaixonada por narrativas que colocam as vivências, afetos e resistências de pessoas negras no centro. Sua escrita realista transita entre drama e cotidiano, criando personagens marcantes e universais.
“‘Amiga com Piscina’ vem sendo escrito desde 2019 e me enche de orgulho usar a escrita para que outras mulheres negras se reconheçam em Leila. Essa conquista também é de cada leitora e leitor que se conectou com a história”, destacou Daiana.
Além disso, a capa do livro tem identidade macaense: foi criada pela ilustradora Ray Lima, ex-aluna de Daiana no CAP, hoje artista visual.
Sobre o prêmio
O Prêmio Kindle Vozes Negras celebra e dá visibilidade a autoras e autores negros independentes, reforçando a importância de uma literatura mais inclusiva, plural e representativa no Brasil.
📌 Serviço
📖 Livro: Amiga com Piscina
✍️ Autora: Daiana de Souza
🏆 Finalista: Prêmio Kindle Vozes Negras 2025
📍 Origem: Macaé, RJ
📚 Para ler o livro, acesse: amazon.com.br/dp/B0D7NVF45Z