Prefeitura de Macaé traça metas para ampliar acolhimento de pessoas em situação de rua
A Prefeitura de Macaé realizou, nesta terça-feira (26), uma reunião entre secretários de diferentes pastas para definir estratégias e metas voltadas ao acolhimento de pessoas em situação de rua no município.
O encontro discutiu ações integradas envolvendo assistência social, saúde, segurança pública, qualificação profissional e acolhimento emergencial.
Segundo o prefeito Welberth Rezende, o objetivo é tratar o tema de forma humanizada e oferecer caminhos para reinserção social.
“Nós temos tratado esse tema, que é muito sensível, com muita seriedade. Estamos lançando um programa para cadastrar todos os moradores em situação de rua, oferecer acolhimento em abrigo, cuidar da questão da saúde e também encaminhar pessoas aptas ao trabalho para oportunidades na Secretaria de Serviços Públicos e para qualificação profissional”, afirmou.
Abordagem social foi intensificada
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Acessibilidade e Economia Solidária, Nayara Ribas, as abordagens foram intensificadas nesta semana com o apoio de uma van.
A equipe é formada por assistentes sociais, psicólogos e orientadores sociais, responsáveis por realizar atendimentos e encaminhamentos.
“As pessoas que demonstram interesse em receber ajuda estão sendo encaminhadas para um abrigo emergencial, onde recebem atendimento necessário”, explicou.
Saúde e segurança atuam de forma integrada
A secretária de Saúde, Simone Sales, destacou que as ações vêm sendo realizadas de maneira conjunta entre as áreas de Saúde, Desenvolvimento Social e Segurança Pública.
Entre as medidas adotadas estão:
- atendimento psiquiátrico no Centro POP;
- suporte às abordagens sociais;
- ampliação do atendimento voltado à saúde mental;
- avanço no processo de transformação do CAPS AD em unidade 24 horas.
“Cada área contribui dentro da sua competência: a Saúde com o cuidado e saúde mental, o Desenvolvimento Social no acolhimento e acompanhamento social e a Segurança Pública dando suporte às ações em campo”, destacou.
Reunião reuniu secretários de diversas áreas
Participaram da reunião representantes das secretarias de:
- Desenvolvimento Social;
- Saúde;
- Ordem Pública;
- Segurança Pública;
- Planejamento e Gestão;
- Governo;
- Serviços Públicos;
- Comunicação;
- Procuradoria Geral do Município.
