
Exposição celebra o centenário de Tonito, o maior memorialista de Macaé
📅 A partir de 19 de agosto (terça-feira), das 9h às 17h
📍 Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé (Rua Conde de Araruama, 248 – Centro)
🎟️ Entrada gratuita
⏰Visitação: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
📅 Em cartaz até dezembro de 2025
📚 Ideal para estudantes, pesquisadores e apaixonados por história local
O Solar dos Mellos abre as portas para uma homenagem histórica: a exposição “Tonito – vida, ofício e obras”, que celebra os 100 anos de nascimento de Antonio Alvarez Parada, o Professor Tonito, considerado o maior historiador de Macaé e autor do Hino do município.
A mostra reúne livros, jornais, fotografias e documentos históricos (muitos deles raros), que revelam o legado de Tonito como educador, pesquisador, poeta, escritor, jornalista e referência na preservação da memória macaense.
Entre os destaques, estão três grandes painéis que retratam os períodos Colonial, Imperial e Republicano, além de bonecos representando figuras importantes como César Mello, Benedito Lacerda, Washington Luís e o próprio Tonito. Há também obras da artista Lídia Gonzales, incluindo um prato com o clássico retrato de Tonito na Praia da Imbetiba.
A mostra também apresenta HQs criadas por ex-funcionários do Solar e documentos jornalísticos sobre o falecimento de Tonito e a criação do Centro de Memória que leva seu nome.
Mais que uma exposição, é um convite à redescoberta da história de Macaé por meio da vida e da obra de um de seus maiores nomes.