SOLAR DOS MELLOS

Acho curioso quando comento com algumas pessoas sobre o museu de Macaé, e a primeira reação é : “QUE?! Macaé tem museu???!!” pois bem, tem sim!
Em 2004, o charmoso chalé da rua Conde de Araruama foi reformado e desde então se tornou o Museu da cidade de Macaé.

O prédio do Solar dos Mellos foi construído em 1891, e já contou com moradores ilustres da nossa região.
O Solar também abriga a sede da Subsecretaria de Acervo e Patrimônio Histórico – SEMAPH e o Centro de Memória Antonio Alvarez Parada.

O Museu conta com uma exposição permanente que narra um pouco da história da cidade e de seus moradores. Alguns objetos expostos integram o acervo.

Eventualmente no Solar acontecem alguns  projetos como :Cultura de Quintal, que visa mostrar as crianças as brincadeiras de quintal de “antigamente” como amarelinha, peão, pega-pega entre outras.O projeto Encontros no Solar, que tem como  objetivo  promover o conhecimento e fortalecer a participação cultural no município. Esse ano já aconteceram dois encontros um com o tema de fotografia e um sobre artes plásticas e design.

E todo último domingo do mês acontece o Lugares de Memória, onde o Solar promove passeios a prédios e locais históricos do nosso municipio, um resgate do passado de Macaé e valorização de sua cultura e história

Fique de olho aqui na Agenda da Semana pra ficar pro dentro de todos os eventos que acontecem no Solar dos Mellos 

Solar dos Mellos – Museu da cidade
Rua Conde de Araruama, 248 – centro
Telefone: (22) 2759-5049
[email protected]
Horário: De 2ª a 6ª, das 9h às 18h

Comentários

comentários

2 Replies to “SOLAR DOS MELLOS”

  1. Ótima indicação pra quem quer conhecer a cultura da cidade. Conheci o Solar graças a um evento da escola de música de Macaé e adorei saber que este é um cantinho que guarda a história da cidade. Macaé não é só petróleo gente! haha Vale a visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *