RESERVA BIOLÓGICA UNIÃO

REBIO UNIAO MACAECom território cortando os municípios de Macaé (1%), Rio das Ostras (53%) e Casimiro de Abreu (46%), a Reserva Biológica União foi criada por Decreto Federal em 22 de abril de 1998.Sua função é assegurar a proteção e a recuperação de remanescentes da Floresta Atlântica e assegurar a proteção de uma das maiores populações de mico-leão-dourado do estado.
A área, anteriormente denominada Fazenda União, possui 3.126 hectares quilômetros quadrados, dos quais, 2.368 hectares são de mata bem preservada.

ATRATIVOS:
Diversas nascentes locais formam os principais cursos d´água da reserva – os rios Purgatório e Dourado, que, por sua vez, contribuem para as bacias dos rios Macaé e São João. Vários trechos de mata apresentam espécies como:  jequitibás centenários, vinháticos, ipês, cedros, bromélias, orquídeas e lianas, entre outros. A fauna é diversifícada, apresentando, além do mico-leão-dourado, outras espécies em extinção, como preguiça-de-coleira, jaguatirica, lontra, surucucu-bico-de-jaca, bugio, jacaré-de-papo-amarelo, entre outras.

micoleao_dourad7103_g
A Reserva Biológica União constitui excepcional ambiente para manejo e proteção não só do mico-leão-dourado, mas também de uma série de outras espécies características da região. É considerada área importante para preservação da biodiversidade de Mata Atlântica de baixada. A Reserva já conta com cerca de 20 projetos de pesquisa.
TRILHA INTERPRETATIVA DO PILÃO:
A trilha interpretativa existente na Unidade de Conservação tem extensão de 3.300 m e resguardando sua história, recebeu o nome de “Trilha Interpretativa do Pilão”. Nela pode-se observar parte da rica biodiversidade da Mata Atlântica, a importância da floresta para a manutenção dos serviços ambientais que ela nos proporciona como por exemplo, a proteção das nascentes, do solo, dentre outros e interpretar elementos naturais e processos ecológicos de vital importância para o meio ambiente.

Os primeiros 1.000 metros da trilha interpretativa são adaptados para pessoas com deficiência e pessoas com mobilidade reduzida como, por exemplo, os idosos. Seu percurso em ambiente natural tem como objetivo contribuir no processo de integração das pessoas com deficiência à sociedade e permitir que essa importante e numerosa parcela da sociedade conheça e usufrua dos benefícios proporcionados por esse rico e ameaçado Bioma e que também possam se conscientizar da necessidade da proteção e da preservação do meio ambiente para as presentes e futuras gerações.

COMO CHEGAR:
A Sede Administrativa da Unidade de Conservação localiza-se no KM 185 da BR 101, na localidade de Rocha Leão, município de Rio das Ostras/RJ. O principal acesso a Reserva é pela BR 101, que corta a Unidade de Conservação .
A Sede Administrativa da Unidade de Conservação dista cerca  35 km de Macaé.

ORIENTAÇÕES / REGRAS DE VISITAÇÃO:
As visitações em Reservas Biológicas são permitidas somente com finalidades educativas (Lei nº 9.985/00 – SNUC).

Na Reserva Biológica União as visitações são realizadas na Trilha Interpretativa do Pilão, de média dificuldade, onde é abordado o tema Mata Atlântica, sua biodiversidade e os serviços ambientais prestados pela floresta.

As visitas são guiadas e realizadas em grupos compostos de no mínimo 10 pessoas e no máximo 20.

Devem ser previamente agendadas através dos telefones (22) 2777-1115/1113 ou e-mail [email protected].

Fonte: Prefeitura de Macaé e Instituto Chico Mendes
Fotos: Reprodução

Comentários

comentários

3 thoughts on “RESERVA BIOLÓGICA UNIÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *