Ponte em Severina – ponte centenária de Macaé

Há algum tempo já sabíamos da existência dessa ponte antiga em Macaé. Mas não sabíamos de sua importância histórica para a cidade. Dado o contexto atual de pandemia, na busca de locais mais isolados, sem possibilidade de aglomeração fomos até lá para finalmente conhecer.
E depois de algumas pesquisas descobrimos se tratar de uma ponte com mais de 130 anos. Um patrimônio histórico da nossa terrinha bem ali isolado, pouco conhecido e sem ser valorizado. Tadinho!

É uma ponte de aço em treliça, que fica num lugar bem escondidinho, às margens da BR-101. ⁣⁣A data atribuída a construção dela é do final do século XIX, possivelmente de 1891, e servia para a passagem do trem que fazia o caminho Macaé – Glicério.

O ramal Macaé- Glicério foi desativado em 1961 e causou revolta na população já que todo o comércio da região serrana de Macaé seria prejudicado ao ficar refém somente do transporte rodoviário.

A linha férrea era vital para a comercialização de milho, arroz, mandioca, cafe e cereais produzidos na serra macaense e também madeira.

Nos anos 70 a ponte era utilizada pelo transporte rodoviário, ônibus que saiam de Macaé com destino a serra macaense passavam por ali.Porém nas ultimas décadas, a pontezinha ficou esquecida. E fica ali escondida. Fica no meio do caminho para uma estação de água da Cedae. Fora isso não é um lugar de muito trânsito.

Em época de buscas de lugares “ instagramaveis “ a ponte pode render fotos bem legais. Mas sobretudo é um lugar que tem significado histórico para a nossa cidade.⁣⁣
Infelizmente não encontrei registros de tombamento do lugar, mas não é de se espantar. Macaé peca demais na preservações de bens históricos e culturais.⁣⁣😔

Essa foto é uma montagem encontrada na internet para ilustrar o período que o trem passava por ali. Já imaginou subir a serra a bordo de uma Maria Fumaça?

ATENÇÃO: É um local bem deserto, então todo cuidado é pouco. Tenha cautela e não vá sozinho(a)!

📍 Localização: As margens da BR 101, próximo a Termelétrica de Macaé. A ponte fica na localidade de Severina, daí o nome. ⁣⁣

🚘 Como chegar: vai passar pelo trevo Macaé x Serra x Rio indo em direção a Campos dos Goytacazes. Quase chegando a Termoelétrica, do lado esquerdo da pista você vai avistar uma ruazinha de barro ( logo na entrada tem uma subestação da Enel, não tem como errar! ) vai andar alguns metros e chegou! ⁣⁣
Clique AQUI para acessar o Google Maps com a rota

Coordenadas: -22.30036, -41.88896

Quando for até lá não esquece de marcar nossa hashtag #macaetips

Comentários

comentários

One Reply to “Ponte em Severina – ponte centenária de Macaé”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *