Parque Natural Municipal da Restinga do Barreto

Macaé agora conta com mais um parque natural para lazer e diversão dos macaenses e turistas.
O Parque da Restinga do Barreto, é recém-criado, e segundo o coordenador , o biólogo Henrique Abrahão. em março desse ano sua equipe começou a trabalhar firme nele.

É um parque livre, com 24 horas de acesso, mas também pode se fazer agendamentos com grupos, na parte de educação ambiental.
Recebe visitas de  grupos de escola, de famílias, de escoteiros e quem mais se interessar, pois não é um parque só de preservação. Além de educação ambiental, também serve para contemplação da natureza e lazer.

Com quase 32 hectares, o Parque Natural Municipal da Restinga do Barreto é o segundo maior das Américas, em área exclusiva de restinga. Ele fica atrás, apenas, do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba e sua criação foi motivo de comemoração para quem tem como objetivo a preservação ambiental.

O que encontramos lá :
– Viveiro de plantas
– Viveiro de aves
– Trilhas em meio a restinga
– Mesas de piquenique
– Brinquedos infantis
– Quadra de areia
– Centro administrativo com banheiros

Vale ressaltar que o parque ainda está se estruturando, adequações e melhorias estão sendo realizadas para receber cada vez melhor os visitantes.

A restinga do Barreto é um ecossistema costeiro caracterizado por um terreno arenoso, criado pela sedimentação de rios e depósitos marítimos ao longo dos milhares de anos, com forte influência do vento, do sal, do sol e das mudanças das marés. A área possui vegetação típica, com plantas muito resistentes às variações de temperatura e aridez do solo (como os cactos, as bromélias e as pitangas). Esta vegetação, capaz de preservar as dunas, é fundamental para conter o avanço do mar e preservar a exuberante fauna local.

Fonte : Prefeitura de Macaé

 

O agendamento para passeio guiado pode ser feito pelo email: [email protected].

Endereço: Parque Natural Municipal da Restinga do Barreto :

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *