Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba

Parna_da_Restinga_de_Jurubatiba_-_Vista_Aérea_Jurubatiba_Rômulo_CamposO  Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba  engloba os municípios de Macaé, Carapebus e Quissamã. Possui 44 km de praias, sendo que neste trecho existem 18 lagoas costeiras de rara beleza e de grande interesse ecológico.

O Parque é um abrigo para diversas espécies de fauna e flora das restingas que em outros locais do país estão em risco de extinção. Já foram inclusive encontradas novas espécies na área da Unidade.
Este trecho do litoral é uma importante área de refúgio para muitas espécies, entre elas o Papagaio Chauá (Amazona rhodocorytha) e a Sabiá da Praia (Mimus gilvus). Da qualidade ecológica das lagoas costeiras dependem várias espécies de aves residentes ou migratórias, tais como: garças, maguaris, carões, socós, gaviões, etc. Além das aves são encontradas, na restinga, animas como a lontra, o jacaré-de-papo-amarelo e o cágado-do-brejo.

A área onde hoje se situa o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba era habitada pelos índios Goytacazes, povo que tinha tradição guerreira. O Parque resguarda também a porção bem conservada do Canal Campos – Macaé, que levou quase 30 anos para ser construído por mão-de-obra escrava, com 104 km de extensão.

O Parque também é uma das Unidades de Conservação com maior número de pesquisas científicas em desenvolvimento.

COMO CHEGAR
O acesso é feito através da BR-101, ,de Macaé até a unidade são mais ou menos 20 km.

LOCAIS QUE PODEM SER VISITADOS:
– Lagoa de Jurubatiba e trilha
– Praia de Carapebus
– Lagoa Paulista
– Lagoa de Carapebus
– Trilha do Amarra-boi
– Lagoa da Bezerra e Lagoa Garças
– Lagoa Preta e Barrinha
– Estrada da Estivinha

PRINCIPAIS ATRATIVOS
O visitante tem a opção de realizar 4 (quatro) passeios turísticos em Jurubatiba:

  • Caminhar pelas diversas trilhas existentes na Unidade;
  • Realizar um passeio de bugre, ou outro carro tracionado, entre o balneário de João Francisco (Quissamã) e a lagoa Preta, com opção de banho na lagoa preta;
  • Realizar um passeio de barco entre as lagoas de Carapebus e Paulista, passando por uma porção ainda preservada do canal Campos-Macaé;
  • Passear de caiaque por diversas lagoas do Parque Nacional.
O visitante ainda pode contar, em todos estes passeios, com a opção de contratar um guia de visitantes devidamente treinado.

LagoadasGar

QUANDO IR
O Parque pode ser visitado durante todo o ano. Mas o pico da visitação ocorre no período de verão.

A realização dos passeios é permitida entre quinta-feira e domingo, além de feriados e datas comemorativas. No caso de solicitações para realização de passeios em outros dias da semana, a decisão cabe à chefia do Parque.

O horário de visitação permitido para os atrativos do Parque é entre 8h e 16h.

CONDIÇÕES DE VISITAÇÃO
O visitante que quiser visitar o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba pode obter maiores informações através dos telefones abaixo, sendo que a sede do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba localiza-se em Macaé, à Rodovia Amaral Peixoto, km 182, nº 5000, no bairro Barreto.

O Parque conta ainda com um centro de visitantes, construído e mantido em parceria com a Prefeitura Municipal de Quissamã, na Praia de João Francisco onde o visitante pode conhecer um pouco da história do parque e de seus atrativos.

INGRESSOS
O valor do ingresso no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, para os passeios de carro tracionado/bugre ou de barcos nos trechos permitidos, é de R$ 5,50 (cinco reais e cinqüenta centavos).

Já para os passeios a pé nas trilhas, acompanhado ou não de guias, não é cobrado ingresso.

O visitante pode entrar em contato com os condutores de visitantes e prestadores de serviços (nomes e telefones de contato abaixo) e verificar diretamente com eles os valores cobrados pela prestação dos serviços. Contudo a visitação no Parque pode ser feita diretamente pelo visitante, sem a necessidade da contratação de guias, desde que se sinta seguro para percorrer a trilha sem condutores.

CONTATOS:
Telefone: Em Macaé (22) 2765-6024 / Quissamã (22) 2492-2252/ 2253
E-mail:[email protected]

Confira outras informações neste portal, dentro da página da UC

Fonte: Instituto Chico Mendes
Fotos: Reprodução ( se for autor de alguma das fotos, fale aqui e dou os devidos créditos)

Comentários

comentários

3 Replies to “Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *