Macaenses ganham Centro de Especialidades Médicas Dona Alba

O Centro de Especialidades Médicas, conhecido como Barracão da prefeitura está em novo endereço

No dia do aniversário de 206 anos da Macaé foi inaugurado, o Centro de Especialidades Médicas Dona Alba. O local, que antigamente abrigava a malharia Bariloche, na rua Governador Roberto Silveira nº 427, hoje se torna um dos mais completos projetos de assistência pública em saúde, levando o legado da homenageada e dona da antiga fábrica, Alba Corral: o cuidar com amor. Anexo ao prédio central funcionará também o Centro de Reabilitação Dona Sid Carvalho.

Com 5.767 m², o Centro de Especialidades Médicas dispõe de 38 consultórios para atendimento de 27 especialidades médicas.

O Centro de Especialidades Dona Alba funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h. O local contará com atendimento nas especialidade médicas de alergologia, angiologia, cardiologia, cirurgia de cabeça e pescoço, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, ginecologia, hematologia, homeopatia, infectologia, mastologia, naturologia, nefrologia, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ortopedia, pneumologia, proctologia, reumatologia, urologia, ambulatório especializado em obesidade, polo de oncologia. Terá também uma sala para a realização de pequenas cirurgias, cinco salas para a realização de exames diagnósticos como eletrocardiograma, eletroencefalograma, audiometria, impedanciometria e um centro de imagens com cinco salas para a realização de mamografia, ultrassonografia, ecodoppler, raio x e endoscopia.

O local abrigará também a Coordenadoria de Controle, Avaliação e Auditoria e uma Farmácia Popular, um presente para a população.

Inauguração do Centro de Especialidades Médicas Dona Alba. Macaé/RJ. Data: 29/07/2019. Foto: Rui Porto Filho

”Eu e minha equipe estamos aqui para deixar um legado para o município. Foram meses trabalhando nesse sonho que hoje estamos realizando. É um orgulho oferecer um serviço de qualidade à população macaense. Um misto de felicidade e gratidão”, disse emocionada a secretária de saúde, Deusilane Galiza.

Já o Centro de Reabilitação e Práticas Integrativas contará com um ginásio de reabilitação, com 80m², dez salas para atendimento de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, nutrição, serviço social, auriculoterapia, acupuntura, massoterapia, serviço de ostomia e de órtese e prótese.

”Acredito que Dona Alba represente os melhores sentimentos. Poucas pessoas olharam para ela e não viram a caridade em pessoa. E isso foi ao longo da sua vida. Associar o espírito de caridade de Dona Alba com o espírito de trabalho que representa a família Carvalho, torna esse lugar imbatível. Caridade e trabalho quando se associam são capazes de mudar uma sociedade, de curar. Esse espaço não é simplesmente assistencial, é um espaço de amor, de cuidado, de carinho e que cada um que entre aqui possa receber um pouco do espírito de Dona Alba e de Dona Sid”, disse o prefeito Dr. Aluizio.

Dona Alba

Alba Corral chegou a Macaé na década de 50, com o marido Mário Angel Corral, com quem teve três filhos. Fundaram a fábrica de tecidos Bariloche, indústria que muito empregou, chegando a exportar para a Europa. Foi vereadora e ficou conhecida na cidade por seus trabalhos sociais na Igreja Católica e pelo tratamento humanizado dado aos funcionários que tivessem filhos, especialmente às mulheres.

 

Comentários

comentários

One Reply to “Macaenses ganham Centro de Especialidades Médicas Dona Alba”

  1. Katia manoelita de Sousa rielage diz:

    valorizemos esse grande centro de atendimento Parabéns a todos da cidade de macae MACAE e todos que obtenham beneficio neste local.Obrigado ao prefeito e toda a equipe por este grande empreendimento e investimento a nossa saúde.Que possamos tbm de grande investimento na nossa educação.SE POSSIVEL VALORIZÁNDO A LOCALIZAÇÃO E ESPAÇO DA ESCOLA LUIZ REID PARA UM CENTRO DE APRENDIZADO PÚBLICO TECNICO PARA ALUNOS DO ENSINO MEDIO DO LUIZ REID COMO TBM PARA QUEM JA TIVER O ENSINO MEDIO CONCLUIDO EM OUTRAS UNIDADES.(TECNICOS EM ENFERMAGEM ,TECNICO EM ADM,TEC.EM AUXILIAR DE ESCRITORIO, TEC EM COMPUTAÇAO ,ALEM DE CURSOS PEDAGOGICOS e SUAS ESPECIALIZAÇÕES.ENFIM…. PREPARAÇAO PARA OS JOVENS EM GERAL E PARA ADULTOS ALEM DO ESPORTE PARA TODOS ATE PARA TERCEIRA IDADE QUE A CIDADE DE MACAE OBTENHA DESTAQUE NESSA ÁREA EM UM LOCAL DE FÁCIL ACESSO PARA A POPULAÇÃO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *