Macaenses ganham Centro de Especialidades Médicas Dona Alba

O Centro de Especialidades Médicas, conhecido como Barracão da prefeitura está em novo endereço

No dia do aniversário de 206 anos da Macaé foi inaugurado, o Centro de Especialidades Médicas Dona Alba. O local, que antigamente abrigava a malharia Bariloche, na rua Governador Roberto Silveira nº 427, hoje se torna um dos mais completos projetos de assistência pública em saúde, levando o legado da homenageada e dona da antiga fábrica, Alba Corral: o cuidar com amor. Anexo ao prédio central funcionará também o Centro de Reabilitação Dona Sid Carvalho.

Com 5.767 m², o Centro de Especialidades Médicas dispõe de 38 consultórios para atendimento de 27 especialidades médicas.

O Centro de Especialidades Dona Alba funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h. O local contará com atendimento nas especialidade médicas de alergologia, angiologia, cardiologia, cirurgia de cabeça e pescoço, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, ginecologia, hematologia, homeopatia, infectologia, mastologia, naturologia, nefrologia, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ortopedia, pneumologia, proctologia, reumatologia, urologia, ambulatório especializado em obesidade, polo de oncologia. Terá também uma sala para a realização de pequenas cirurgias, cinco salas para a realização de exames diagnósticos como eletrocardiograma, eletroencefalograma, audiometria, impedanciometria e um centro de imagens com cinco salas para a realização de mamografia, ultrassonografia, ecodoppler, raio x e endoscopia.

O local abrigará também a Coordenadoria de Controle, Avaliação e Auditoria e uma Farmácia Popular, um presente para a população.

Inauguração do Centro de Especialidades Médicas Dona Alba. Macaé/RJ. Data: 29/07/2019. Foto: Rui Porto Filho

”Eu e minha equipe estamos aqui para deixar um legado para o município. Foram meses trabalhando nesse sonho que hoje estamos realizando. É um orgulho oferecer um serviço de qualidade à população macaense. Um misto de felicidade e gratidão”, disse emocionada a secretária de saúde, Deusilane Galiza.

Já o Centro de Reabilitação e Práticas Integrativas contará com um ginásio de reabilitação, com 80m², dez salas para atendimento de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, nutrição, serviço social, auriculoterapia, acupuntura, massoterapia, serviço de ostomia e de órtese e prótese.

”Acredito que Dona Alba represente os melhores sentimentos. Poucas pessoas olharam para ela e não viram a caridade em pessoa. E isso foi ao longo da sua vida. Associar o espírito de caridade de Dona Alba com o espírito de trabalho que representa a família Carvalho, torna esse lugar imbatível. Caridade e trabalho quando se associam são capazes de mudar uma sociedade, de curar. Esse espaço não é simplesmente assistencial, é um espaço de amor, de cuidado, de carinho e que cada um que entre aqui possa receber um pouco do espírito de Dona Alba e de Dona Sid”, disse o prefeito Dr. Aluizio.

Dona Alba

Alba Corral chegou a Macaé na década de 50, com o marido Mário Angel Corral, com quem teve três filhos. Fundaram a fábrica de tecidos Bariloche, indústria que muito empregou, chegando a exportar para a Europa. Foi vereadora e ficou conhecida na cidade por seus trabalhos sociais na Igreja Católica e pelo tratamento humanizado dado aos funcionários que tivessem filhos, especialmente às mulheres.

 

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *