MACAÉ RUGBY – UM ESPORTE PARA TODOS!

Se você é um torcedor, está recém-chegado ao esporte ou apenas gostaria de aprender mais sobre um dos esportes que mais cresce no mundo, esta secção irá te ajudar com informações úteis desde os princípios são básico do Rugby, até os detalhes que poderão fazer de você um de nossos ídolos do futuro!

Vamos falar de um esporte que era novo para muitos, Rugby é um esporte com dinamismo que requer muita força de vontade e trabalho em equipe, onde os atletas devem pensar rápido para completar a jogada, além é claro sua bola parece um ovo de ema kk (oval)

Reza a lenda que em 1823, um jovem, durante o jogo de futebol escolar pegou a bola com as mãos e saiu correndo em direção ao gol adversário, dois séculos mais tarde aquela jogada se tornaria em um dos esportes mais populares do mundo. Tal acontecimento ocorreu em uma cidade chamada RUGBY, na Inglaterra.

A grande novidade é que nas Olimpíadas pela primeira vez ‘‘no Brasil’’ a o Rugby Sevens, uma nova modalidade para o evento.

d70e1f27-5764-4019-97cd-5c61ede9c3e0

Rugby em Macaé X Brasil X Mundo

Macaé Rugby Clube tem a  intenção  de envolver a cidade, que Macaé se aproxime do esporte e que as pessoas queiram praticá-lo, além é claro de querermos representar a nossa cidade em amistosos e campeonatos.

Você pode até não conhecer e nem saber jogar, mas acredite: o rugby é o segundo esporte mais praticado do mundo. São aproximadamente 160 seleções sendo a maioria de influência de países com raízes inglesas. Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia são exemplos de países em que o rugby é idolatrado por todos, estádios lotam e “chovem” patrocinadores em cada campeonato. No Brasil os atletas em maioria são trabalhadores e estudantes que amam o esporte e sempre encontram um tempo livre para treinar.

Rugby na prática

Divulgar informações sobre o esporte é importante para quebrar alguns mitos. “Muita gente tem medo de machucar porque o rugby é um esporte de contato. Mas, mesmo assim, quando a gente joga não tem briga nem clima de rivalidade. Somos todos amigos e a galera toda confraterniza depois dos jogos” diz Samuel Spalla

Praticado por homens, mulheres e crianças, com características físicas diversas como pessoas altas e baixas, por exemplo. O jogo é baseado em dois princípios primários, comuns a muitos outros esportes que envolvem uma bola: o time que está com a posse da bola procura marcar pontos, e o que está sem a bola procura readquiri-la, para que possa atacar e marcar pontos. O esporte é jogado em campo de grama, areia, barro ou neve e tem como instrumento de jogo a bola oval.

Algumas regras básicas:

-Há duas modalidades principais: a olímpica, o Rugby 7 com 02 tempos de 14 minutos, onde jogam sete jogadores em cada time, e a mais tradicional Rugby XV, com 15 jogadores em cada time com 2 tempos de  40 minutos.

-O Try é a principal maneira de pontuação (passar com a bola na linha de fundo do time adversário e tocar com a bola ao chão), que seria como um Gol no futebol.Um try marca cinco pontos  é também a forma mais gratificante de pontuação

-O time que está sem a posse da bola pode fazer um “tackle” (segurar o jogador com a posse de bola levando ele ao chão), após sofrer um “tackle” o jogador caído no chão tem que soltar a bola imediatamente.

-Para ficar mais divertido no rugby os passes de bola são sempre para trás ou na mesma linha da bola, se a bola for chutada o jogador pode pegar desde que esteja atrás da linha da bola no momento do chute.

O atleta de rugby e seu treinamento

Ficou claro que rugby é um esporte rápido com alto nível de contato físico. Nesse momento você deve estar pensando: “Será que eu posso ser um jogador de rugby ou praticar por diversão?” A reposta: Claro que SIM!

O rugby é um esporte que exige diferentes requisitos de aptidões físicas: tem que ser rápido, explosivo, ter força, resistência, habilidade com as mãos e com os pés. Não conhecemos ninguém que tenha todas essas habilidades em potencial juntas, por isso não é um esporte seleto, e sim para todos. Se você for gordinho, baixinho, alto ou magrelo todos terão suas posições no esporte, qualquer biótipo é bem-vindo!

No treinamento, como já dito acima, existirá maior ênfase em exercícios de força, explosões, equilíbrio, resistência muscular e cardiovascular. Quanto às habilidades de manuseio com a bola é um pouco difícil, mas nada que um pouco de prática não resolva. Sua técnica se aperfeiçoará e você irá fazer passes e jogadas incríveis. O rugby é um esporte com alto nível de contato físico, por isso é necessário treinos constantes para não sair machucado nas quedas e trombadas. Existem técnicas e regras para o “tackle” para ser o mais seguro possível, treinamentos na areia é importante para proporcionar aos jogadores melhor condicionamento físico, já que o esporte é muito dinâmico.

Fim de post, início de JOGO !
Se você leu até aqui é porque realmente se interessou pelo esporte.A intenção do time é democratizar o esporte na cidade e montar times feminino, masculino e infantil.  Se estiver querendo treinar, perfeito! O Macaé Rugby Cluble está aberto a receber visitantes e pessoas que queiram aprender mais sobre o esporte e praticá-lo, homens e mulheres, o Rugby é um esporte para TODOS.

aa983413-f1ee-4970-88e6-06a093e1bd9e
TREINOS (Gratuitos)

Quando e que horas?  Todas as terças e quintas-feira às 18:45h
Onde?  Praia Campista em frente ao Clube da Petrobras
– Curta a  fanpage: facebook/MacaéRugbyClube

Via Assessoria Macaé Rugby Clube

Comentários

comentários

One thought on “MACAÉ RUGBY – UM ESPORTE PARA TODOS!

  1. Muito bom o post Inglith!
    Que legal que Macaé está com esse clube de rugby!
    Gosto muito de descobrir e entender as regras desses esportes diferentes, conhecidos em outras culturas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *