ILHAS DE MACAÉ

O Arquipélago de Sant’Anna fica a oito quilômetros da costa de Macaé. O arquipélago é um Parque Municipal e  APA  (Área de Preservação Ambiental). Considerado um santuário ecológico, abriga gaivotas e algumas espécies de aves que migram da América do Norte no período do inverno.

Abriga também o Sítio Científico do Arquipélago de Santana, onde se encontrou material arqueológico. O Arquipélago possui vestígio de civilização pré-histórica brasileira em ilha a estimativa é que tenha 1.200 anos.

O Arquipélago  é  composto por: 

Ilha de Sant’Ana: Maior ilha do Arquipélago, onde localiza-se o Farol de Santana à 156 m de altura. Possui uma Lagoa de água doce no centro.A Ilha é uma base da Marinha do Brasil, e tem a visitação é controlada.

Ilha do Francês: Área coberta por mata tropical, possui uma extensão rochosa, chamada de Ilha Ponta das Cavalas. Piscina chamada barro vermelho. A praia localiza-se na parte oeste da ilha. Única ilha sempre aberta a visitação.

Ilhote do Sul: Área de 0,12 km² e altura máxima em torno de 60 m. Local de desova de gaivotas. Excelente para a pesca submarina e de linha. Não tem praias.

VISITAÇÃO ÀS ILHAS:

As ilhas ficam a 8 km da costa da macaense. O que leva em média 30 a 40 minutos de barco para chegar até lá.

O passeio custa  50/60 reais por pessoa.  Você deve contactar os barqueiros com antecedência para garantir sua vaga.
Os barcos costumam sair cedo, entre 6 h e 8h da manhã do Mercado de Peixes ou Iate Clube

Em baixa temporada, no inverno,  você normalmente só consegue o passeio se fretar o barco fechado.

 CONTATOS PARA PASSEIO DE BARCO:

O passeio é realizado em barcos de pesca adaptados para passageiros.

ALUGUEL DE LANCHA: 
Uma opção também é contratar o aluguel de lanchas para ir até as ilhas. A embarcação comporta até 10 pessoas , om marinheiro e combustível incluído. O aluguel custa em média R$ 2.300
Duração do passeio: de 8h às 17h
Limo Lagos – whatsapp (22) 98128- 0665

PASSEIO DE ESCUNA EM MACAÉ:
O passeio de escuna está suspenso temporariamente

QUANDO IR:
O período ideal para visitação é de novembro a começo de março, quando temos mar tranquilo e águas claras, o que aqui no Macaé Tips apelidamos de Macaribe, quando o mar fica praticamente sem ondas, com águas cristalinas e mornas.

Mas fora desse período em dias de sol e mar favorável também é possível ir.

ALIMENTAÇÃO:

No Arquipélago de Sant’Anna não existe comércio, então você deve preparar o seu próprio lanche para levar. Alguns barcos tem churrasqueira e liberam a cozinha para uso, você pode levar os itens e fazer o seu churrasco no barco.


Lembrando que consciência ecológica é parte fundamental do passeio, levar uma sacolinha e recolher todo o lixo produzido é dever de todo visitante.

Fotos : Kaná Manhães | Reprodução

Comentários

comentários

7 Replies to “ILHAS DE MACAÉ”

  1. Quantas pessoas planejam viagens custosas, para poder estar em lugares parecidos como este, mas nos temos o costume de valorizar aquilo que esta muitas das vezes não esta disponível, ou melhor dizendo de mais fácil acesso.

    Mas isso acontece com a maioria de nós, quantos Brasileiros conhecem mais os Estados Unidos do que o próprio Brasil , nesta mesma ideia quantos Macaenses, conhecem , Porto de Galinhas, Olinda, Búzios etc …. e não conhecem MACAÉ.

    Ta ai uma opção de começar a conhecer Macaé Varias opções

    Serra
    Mar
    Trilhas ( Ponto de Aventura)
    etc……………

  2. Conheço apenas a Ilha de Sant’anna e acho ótima programação pra fugir um pouco das praias mais movimentadas de Macaé!
    Macaé tem muito mais riquezas do que as pessoas conhecem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *