Visitação ao Forte Marechal Hermes em Macaé

Agora o Forte Marechal Hermes abre para visitação gratuita guiada
todo último final de semana do mês

Prédio imponente e de grande importância histórica para a nossa cidade, o Forte Marechal Hermes agora abre suas portas uma vez ao mês para receber visitantes interessados em conhecer mais sobre a história da nossa cidade e ver de pertinho o prédio azul e branco que tanto nos chama atenção.

Na visitação temos a oportunidade de conhecer alguns espaços como: Portão das Armas, Busto do Marechal Emílio Luis Mallet, Altar de Santa Bárbara ( padroeira dos artilheiros), Pavilhão de Comando, Forte Santo Antônio do Monte Frio e observação da Praia das Conchas.

Fica também no Forte, o tão comentado túnel que liga o pavilhão ao Castelo Monte Elísio ( hoje Escola Salesiana). Certeza de que realmente o túnel existe, ligando os dois pontos da cidade não temos. Mas um vão misterioso e que é apontado como a possível entrada do túnel aguça DEMAIS a nossa curiosidade.

Um breve histórico:
A construção do Forte é anterior a cidade de Macaé. A primitiva fortificação, erguida a partir de 1613 na Enseada das Conchas, frente à Ilha de Santana, por ordem do Capitão-mor da Capitania de Cabo Frio, Constantino de Menelau, no início do Século XVIII, havia sido restaurada e artilhada com cinco peças, por ordem de Francisco de Castro Morais. Sofreu reparos sob o governo do Vice-rei Conde da Cunha (1763-67), passando a contar com sete peças, até ser desarmada durante o Segundo Império, 1859, por determinação ministerial. No ano de 1900, as obras do novo forte, de formato octogonal, ainda não estavam concluídas, sendo inauguradas apenas em 15 de abril de 1910. No ano seguinte, seria denominado como Forte Marechal Hermes. Atualmente, está guarnecido pela 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea Escola.

Como agendar as visitas?
Preencha esse formulário AQUI para reservar sua vaga

O preenchimento do formulário não significa que você conseguiu a vaga. A confirmação será enviada por e-mail em até 3 dias antes da data do passeio. Se for selecionado é importante que tenha comprometimento e vá no dia e horário indicado. Pois a fila de espera costuma ser grande e você estará tirando a oportunidade de outra pessoa.

É importante ressaltar que para visita existem algumas observações quanto a vestimenta. É obrigatório o uso de calça comprida e calçado fechado. ( mulheres podem usar legging). Não é permitido o uso de blusas decotadas e com o colo amostra ( estilo tomara de caia).

Recomendamos levar uma garrafinha de água, usar protetor solar, um chapéu/boné e repelente. Lá dentro não existe nenhum tipo de comércio então é recomendado levar um lanchinho na bolsa também.

Menores de idade somente acompanhados de um adulto responsável

Comentários

comentários

2 Replies to “Visitação ao Forte Marechal Hermes em Macaé”

  1. Quero levar meus filhos ? Data … Por por favor ?;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *