FAZENDA AIRIS – MUSEU DE MOBILIÁRIO

Fazenda Airis, antiga Usina na Estrada Macaé Glicério. O seu nome origina da palmeira airis muito presente na propriedade e em toda região. A antiga usina de açúcar e álcool desativada em 1950, foi comprada pelo empresário Gonçalo e sua esposa, Ângela Meireles Dias, em 1999, e após ser totalmente restaurada foi transformada em Museu de Mobiliário na cidade de Macaé.

A paixão de Ângela Meireles por mobiliário começou com móveis herdados da família Pinho (da Bahia ), a partir dai se apaixonou pelo estilo e começou adquirir peças em antiquários e leilões.

A coleção reúne  peças dos século XIX e XX, entre as peças da Coleção Fazenda Airis, estão cadeiras Luís XV e neorrococó, cristaleiras, oratórios e escrivaninhas e muitos móveis feitos de jacarandá, árvore que hoje está em extinção e teve o corte proibido por lei.

”Os móveis estão em salões com pé-direito de cerca de cinco metros, que têm uma área de três mil metros quadrados. Na entrada, são encontradas mesas, cadeiras, armários, escrivaninhas e cristaleiras, além de um ambiente com jogos, como uma mesa de sinuca de cerca de cem anos e uma mesa de xadrez. Em outro ambiente, estão dispostos berços e camas.” ( LEITE, Renata)

 

 
A coleção a fazenda foi toda catalogada e deu origem ao livro : Coleção Fazenda Airis Macaé/RJ- Mobiliário no Brasil: 1840 – 1960.Com fotografias de Lívio Campos e Luiz Bispo. E projeto editorial de  Ângela Pinho Meirelles Dias, proprietária da fazenda.

 

 

 

VISITAÇÃO:   As visitas à coleção Fazenda Airis devem ser agendadas com Daniele Pereira pelo telefone (22) 2762-2461     ( atendimento telefônico de 8H as 16 h)

 

Fazenda Airis
RJ-168 – Estrada Macaé – Glicério
– MAPA: Clique aqui para ver –

Fotos: Reprodução
Foto em destaque: Rodrigo Reid

Comentários

comentários

6 Replies to “FAZENDA AIRIS – MUSEU DE MOBILIÁRIO”

  1. Pessoal o mais incrível é que a todos que pergunto se conhece ou já ouviu falar do museu de mobiliário em Macaé a resposta é só uma NÃO.
    Vou confessar que eu mesmo não sabia, mas tudo bem estou em Macaé apenas 30 anos rsrsrsrsr

  2. Onde fica localizado esta fazenda aqui em Macaé?
    Gostaria muito de conhecer…

    1. Olá Mell!
      Fica na RJ-168 – Estrada Macaé – Glicério
      Ali em cima tem o mapinha mostrando melhor a localização

      Beeijos

  3. Ainda esta aberto em 2019, permite-se visitação?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *