Evento musical em Macaé celebra 65 anos de Bossa Nova
3 mins read

Evento musical em Macaé celebra 65 anos de Bossa Nova

Apresentações acontecem nesta quinta e sexta-feira, no Zampa Gastronomia

Em se tratando de arte e cultura, o Brasil passou a ser notado com maior repercussão internacional graças à Bossa Nova, movimento musical irradiado por meio de uma inovação do samba de raiz, iniciado nos últimos suspiros da década de 50. Quem nunca ouviu a música “Chega de Saudade”, de autoria de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, gravada e regravada por artistas de várias nacionalidades?! Ou a famosa “Garota de Ipanema”, considerada a segunda canção mais executada da história da música mundial?!

Para celebrar os 65 anos de Bossa Nova, reverenciando a notável capacidade criativa do brasileiro, o Clube da Bossa de Macaé realiza nesta quinta e sexta-feira, no Zampa Gastronomia, evento comemorativo com a presença de músicos que fazem história no município. As apresentações começam a partir das 21 horas, incluindo músicos convidados e um repertório memorável.  

A principal motivação para realizar este evento é o registro da importância deste acontecimento musical em nosso País, que influenciou toda uma geração de músicos em várias partes do planeta; e inclusive pode ser considerada a semente da MPB, outro estilo musical internacionalmente conhecido. “No meu caso, como músico, não poderia ser diferente, a beleza melódica e harmônica abrem horizontes e perspectivas e só aumentam o desejo de conhecer mais e mais do infinito universo sonoro”, completa Paulo Lima.

“Muitos grandes músicos instrumentistas gravaram a Bossa Nova, como o trompetista Chet Becker, Ron Carter (lenda do Contrabaixo), Frank Sinatra, Diana Krall, Rosa Passos e muitos outros”, reforça Paulo Lima, músico que se apresentará no Zampa (violão e piano), junto com Wagner Moreira (sax e flautas), Leib Moraes (contrabaixo) e o percussionista Malaca.

Eles formam o quarteto Paulo Lima: “A nova formação do Quarteto me trouxe grande alegria pois é um reencontro de amigos de anos, excelentes músicos, bom gosto e sensibilidade”. O quarteto está iniciando a gravação de um disco, com novas harmonias e arranjos para Duo de Flautas encomendados ao excepcional arranjador Piry Reis, renomado compositor macaense.

O repertório inclui clássicos da Bossa Nova, tais como ‘Corcovado’, ‘Insensatez’, ‘Fotografia’, ‘O Barquinho’, ‘Luiza’, o popular ‘Berimbau’, além de Lennon & McCartney em ritmo Bossa Nova.

São convidados do evento musical: os violinistas Mauricio Moreira (que está lançando um belíssimo álbum violão solo) e Rubem Almeida, o jovem contrabaixista Daniel Cuiabano, o gaitista Humberto Cure, e um amigo de muitos anos, Francisco Citrangulo, ritmista que faz arte com maestria, enriquecendo as canções com originalidade e precisão.

Show Bossa Nova 65 anos
Atrações: Paulo Lima Quarteto (Paulo Lima, Leib, Wagner e Malaca) & Convidados
Dias: 27 e 28 de julho, às 21h.
Local: Zampa Gastronomia – Rua Alzira Hipólito dos Santos, 130 Bairro da Glória – Macaé
Reservas de mesa: (22) 99734-6592 (Paulo Lima).

Deixe um comentário