Cachoeira da Fortuna

Esse é sem dúvidas a cachoeira da nossa serra que mais aparece no feed do Instagram, além de uma queda d’água linda ela possui uma “janela”, o alto da Cachoeira da Fortuna com uma vista lindíssima e que todo mundo quer tirar foto lá.

Ela fica localizada no distrito de Córrego do Outro e para chegar até lá é preciso ter disposição, a caminhada é beeeem longa. No meio do caminho para a Cachoeira da Fortuna, tem a Cachoeira do Salto e também o Cemitério da Fortuna, um antigo cemitério datado do século XIX, pertencente a família Barreto.

A cachoeira fica dentro dos limites do Parque do Atalaia, no entanto não é necessário pedir autorização ou comunicar a entrada.

TRILHA:  Apesar de ser considerada uma trilha fácil e um longo trajeto são 8 km pra ir e mais 8 km par voltar. E tem alguns trechos  por riachos e córregos e outros por mata fechada. Há também uma parte por um descampado.
Então vamos as considerações:
– Você deve aceitar que molhar o tênis passando pela água ou ir descalço.
– Não esquecer de levar água, você vai precisar! rs Se você for do tipo raiz pode reabastecer a garrafinha de água nos córregos pelo caminho, caso não seja leve bastante água.
– Chapéu ( boné ou afins) é fundamental e protetor solar também.
– Recolher todo e qualquer resídio gerado por vocẽ também é fundamental. Só depende de nós preservar a natureza abundante que somos agraciados de ter em Macaé.

COMO CHEGAR:  a trilha se inicia na sua do Sintpicc em Córrego do Ouro, é só ficar atento, tem uma placa sinalizado. Se você for de ônibus deve iniciar a trilha ali a pé. Se for de carro é só entrar nessa rua ( Estrada dos Coqueiros) e andar por uns 2,9 km e deixar o carro para iniciar a trilha.
Apesar da cachoeira estar marcada no Google Maps, pode não ser tão simples chegar até lá. Não é bem demarcada, não há sinalização. Fica muito fácil se perder no caminho. É aconselhável ir com alguém que experiente que já conheça bem o caminho.

ALTO DA CACHOEIRA DA FORTUNA: na parte de cima da cachoeira está a famosa janela ( famosinha no Instagram ). Onde se forma uma espécie de piscina de borda infinita e com uma linda vista da serra.
A subida é bem ingrime, é necessário se segurar em alguns cipós, tem que ter bastante atenção. Por isso é importante ir com alguém experiente.

GUIAS:  Guias de trilhas que recomendamos e que vão te apresentar os locais mais lindos da serra macaense.

  • Vava Esterque (Trilhas de Macaé) – (22)98826-0701
  • Leo Bocompagni (Nativos Ecotur) – (22)99898-1610
  • Duan Siqueira ( Mochileiro das Montanhas) – (22) 99949-6290

Fotos alto da fortuna: @emypereira

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *