Aulas de Yoga gratuitas para terceira idade são oferecidas em Macaé

Um exercício que ajuda a melhorar a postura e principalmente a relaxar. Assim é a yoga, prática que está sendo oferecida de graça pelo Centro de Formação Carolina Garcia, da Secretaria de Educação de Macaé. Com aulas duas vezes por semana, a yoga já é um sucesso entre os alunos, todos da terceira idade, e faz parte de um pacote de cursos do Centro de Formação abertos para toda a comunidade.

“Praticamos aqui a hatha yoga, que é considerada a yoga mais tradicional, criada na Índia no século XV. Essa prática tem exercícios que trabalham ao mesmo tempo o corpo e a mente em busca do equilíbrio e do autoconhecimento”, explica a professora Ana Maria Cançado. De acordo com ela, qualquer pessoa, independente da idade, pode praticar a yoga, já que os exercícios são adaptados às condições de cada um. A prática da yoga diminui os níveis de colesterol, melhora os problemas respiratórios e controla  a pressão arterial. Fisicamente, o yoga pode fortalecer os músculos e torná-los ainda mais flexíveis.

Uma das alunas mais animadas da turma é a aposentada Zenira Pereira, de 81 anos, que não perde uma aula. “Já estou sentindo a diferença na minha postura, mas o melhor da aula é a sensação de paz e tranqüilidade”, conta. A dona de casa Elenilça Martins Souza, 55 anos, concorda. “Saio das aulas muito relaxada. Se eu pudesse, levava a professora para minha casa”, brinca. A aposentada Neide Mirada de Barros, de 66 anos, ficou sabendo das aulas pela internet, e lembra que as aulas são também uma forma de sair da agitação da rotina e de se cuidar. “Já sinto muita diferença e a sensação de bem-estar depois das aulas não tem preço”, afirmou.

Para participar das aulas, basta se inscrever no Centro de Formação, que funciona no térreo do Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão, ou pela internet através do site www.formacaomacae.wixsite.com/formacao. As aulas acontecem às terças e sextas-feiras, das 8h30 às 9h30.

Além das aulas de yoga, o Centro oferece os cursos de Introdução à Internet. Heterogênese Urbana, Dança Sênior, A Arte de Contar Histórias, Alimentando Bem a Vida, Audição na Terceira Idade e Semeadores de Histórias, além de oficinas de Scrapbook (arte em papel) e Artesanato.

Via Prefeitura Municipal de Macaé

Comentários

comentários

2 Replies to “Aulas de Yoga gratuitas para terceira idade são oferecidas em Macaé”

  1. Boa tarde. Voces receberam minha inscricao: Lea Pereira dos Santos Salermo, 62 anos.
    Gostaria de fazer as aulas e yoga.
    Meu numero: x

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *