6 motivos para consumir grão-de-bico

O grão de bico é um tipo de leguminosa que oferece inúmeros benefícios para a saúde como aumento da saciedade, melhora da digestão e estabilização dos níveis de açúcar no sangue.

Outros benefícios do consumo do grão de bico:
1- Excelente fonte de proteína vegetal;
2- Possuem fibras que ajudam na controle de peso e na saciedade;
3- As fibras insolúveis presentes no grão de bico tambem ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue e a secreção de insulina, alem de contribuírem para melhoria de problemas intestinais.
4- O teor de fibra, potássio, vitamina C e vitamina B6 também ajudam na saúde do coração, sendo que as fibras desempenham um importante papel na diminuição dos níveis de colesterol total, LDL e trigliceridios, minimizando as chances de doenças cardíacas.
5- O ferro, fosfato, cálcio, magnésio, manganês, zinco e vitamina K contribuem na formação e estrutura dos ossos.
6- O sono e a memória também melhoram devido a presença de colina. Colina também desempenha um importante papel ajudando na absorção de gordura e a melhorar quadros inflamatórios crônicos.

A melhor forma de prepara do grão de bico e deixa-lo de molho na água na noite anterior ao cozimento, o que ajudara na digestão, na formação de gás e na absorção dos nutrientes.

 RECEITA 

casaecozinha_cozinha_2016_receita_vegana_vegetariana_roasted_petisco_de_grao_de_bico_crocante10Petisco de grão de bico de forno

  • 450 g de grão de bico Grão-de-bico, já hidratado (pode ser uma lata também);
  • 1 colher de chá de pó de alho;
  • 1 colher de chá de cebola em pó;
  • Azeite de oliva, para o revestimento do grão de bico;
  • Sal/pimenta a gosto;
  • Molho de pimenta ou outras especiarias (como o curry curry) opcionais.

Modo de Preparo

Faça o pré-aquecimento do forno a 200 graus. Escorra, lave e seque o grão de bico. Se for você mesmo hidratando, lembre-se que você tem que deixar o grão de bico na água um dia antes. Em uma tigela de tamanho médio, misture os grãos no azeite de oliva e adicione as especiarias, sal e pimenta até que todos os grãos de bico estejam cobertos. Espalhe sobre um tabuleiro.

Coloque no forno por cerca de 40 minutos. Fornos variam de temperatura, de modo que você manter uma vigilância sobre os grãos de bico, pois podem precisar de menos tempo. Mexa os grãos de bico de vez em quando para garantir escurecimento adequado. Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de comer.

Por Dra. Monique Munhoz

Atendimento de segunda a sexta na Visage saúde.

Visage Saúde: Rua Robert F. Kennedy, 13 , Cavaleiros
Instagram: @dramoniquemunhoz
Facebook: Monique Munhoz

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *